universidade federal de viçosa

  • universidade federal de viçosa

curso de medicina da Universidade Federal de Viçosa (UFV) foi o único entre 177 avaliados pelo Ministério da Educação (MEC) a obter nota máxima no Conceito Preliminar de Cursos (CPC).

Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (27) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e apresenta os indicadores de qualidade da educação superior em 2016.

O cálculo é feito com base na avaliação de desempenho de estudantes e também leva em conta infraestrutura, corpo docente e recursos didático-pedagógicos dos cursos. Nesses quesitos, a UFV obteve nota 5.

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) também foi avaliada e o curso de medicina ficou com conceito 4. Já o mesmo curso da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) ficou com nota 3. Aproximadamente 79% dos cursos avaliados ficaram com notas entre 3 e 4.

Os resultados divulgados revelam a qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior. Todas têm acesso aos dados publicados pelo no Sistema e-MEC.

Em 2016, foram avaliados os bacharelados nas grandes áreas de saúde, ciências agrárias e áreas afins. Segundo Inep, foram 18 áreas de avaliação, 4.300 cursos e 195.757 participantes.